Conheça os principais sintomas!

A sinusite é um problema respiratório que afeta boa parte da população, causando muito incômodo no dia-a-dia e podendo variar em tipo e intensidade do sintoma.

Trata-se basicamente da inflamação das mucosas que se localizam nos seios do rosto, áreas ocas do crânio que ajudam na sua sustentação, aquecem o ar que respiramos e influem na ressonância da voz. São cavidades no osso que se estendem da região das chamadas “maçãs do rosto”, até o redor do nariz e olhos.

Estas cavidades são revestidas por mucosas que podem se inflamar por motivos alérgicos ou mesmo diferenças anatômicas que dificultam a drenagem desta mucosa pelo nariz. Aí tem-se a sinusite.

Conhecendo os sintomas da Sinusite

É comum a presença de dores de cabeça ou no rosto, geralmente na região das cavidades onde a mucosa se acumula, em volta dos olhos e nariz. Esta dor de cabeça pode vir acompanhada de nariz entupido, com dificuldade para respirar e secreção constante, de aspecto amarelado, podendo haver até mesmo a presença de sangue na secreção.

sintomas-de-sinusite

Não são raros episódios de coriza, espirros, garganta inflamada, febre, inchaço dos seios da face, cansaço devido à dificuldade para respirar, uma tosse persistente, dor nos músculos da face e em casos mais severos, até mesmo falta de apetite pode ser notada. A ocorrência de gripes, resfriados e alergias pode intensificar os sintomas ou ainda provocar outros.

Como tratar Sinusite

O tratamento da sinusite consiste basicamente no alívio dos sintomas que causem mais incômodos e em tornar o muco acumulado nos seios da face mais fácil de ser eliminado pelo sistema respiratório.

Isso pode ser conseguido através de medidas simples como a administração de soluções de água e sal, soro fisiológico ou medicamentos para desobstrução nasal através das narinas, inalações com vapor de água e sal, ou somente de água.

Em casos mais graves de infecção das mucosas, pode ser necessário o uso de antibióticos e penicilinas.

Para o alívio da tosse, um dos sintomas da sinusite dos quais os pacientes geralmente mais se queixam, um antitussígeno comum pode ser administrado. A mesma medida pode ser tomada em caso de dores de cabeça muito fortes, que causem muito incômodo, com o uso de analgésicos comuns para aliviar as dores.

Convém também evitar ambientes com ar condicionado ou muitos secos, pois o ressecamento das mucosas torna mais difícil sua eliminação. A ingestão de grande quantidade de líquido também ajuda na hidratação e facilita a drenagem das vias aéreas.

A sinusite se torna um problema mais frequente em determinadas épocas do ano quando o ar é mais seco e os sintomas também ficam mais agudos e prejudicados em grandes cidades, onde o ar é, de forma geral, mais poluído e de menor qualidade. Os sintomas costumam ser amenizados em épocas de grande umidade e chuva.

Em caso de sintomas mais agudos ou persistência desses sintomas por um período prolongado de tempo, é recomendada e imprescindível a consulta com um médico especialista, no caso com o otorrino, especialidade que lida com problemas de natureza respiratória.

A sua saúde é extremamente importante. E você merece sentir-se muito livre desta doença inflamatória.

como-vencer-a-sinusite-min

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.